sábado, 13 de abril de 2013

Dica cinematográfica: Dentro da casa

Germain é um professor de lingua francesa de ensino fundamental, que começa o ano como o professor principal do 8º C. Além disso, Germain é um típico homem de meia idade envolvido com literatura. Avesso à arte contemporânea, ironicamente sua mulher trabalha em uma galeria de arte contemporânea. Além de ser ranzinza, pessimista e descontente com sua carreira, ou melhor, com sua vida.
No entanto, ele acaba descobrindo, para sua surpresa, no meio de um monte de textos horríveis de seus alunos, uma ótima redação, que dá inicio à uma intrigante aventura entre professor e aluno, com consequências completamente inesperadas para os dois.
 Dentro da casa foi uma surpresa pra mim. Eu começo a admirar cada dia mais o cinema europeu, mas esse realmente me surpreendeu, exatamente por que eu não esperava nada desse filme. Sabia da sinopse, mas ela não diz muito do que pode acontecer durante todo o filme, nem revela grandes detalhes do roteiro.
O filme é interressante demais. Toda a história vai te envolvendo do começo ao fim e você não consegue desgrudar os olhos do filme. Simplesmente, cada cena se torna imperdível.
O aluno de Germain também é um ótimo personagem, ele é complexo demais e quando o filme acaba você não sabe se o odeia ou se o ama. Acho que é melhor ficar no meio termo entre as duas reações que já está bom demais.
Isso sem contar a parte técnica. A fotografia do filme é magnífica, fazia tempo que eu não via um filme que explorava tão bem os planos, os cenários e tal... provavelmente por que o filme dá atenção às casas. E a música também é muito boa, combinando perfeitamente com as cenas.
Ou seja, Dentro da casa é um filme que merece ser assistido por todos que gostam de uma boa história.