quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dica literária: Pokemon Adventures Special

Tenho certeza que certas vão querer me bater com essa dica, mas é uma boa dica e você deveria ler esse mangá fantástico escrito por Hidenori Kusaka e desenhada pro Mato, até os primeiros nove volumes e desde então vem sendo desenhada por Satoshi Yamamoto.
Só por ser do Pokémon, todo mundo já fica com um pé atrás, por que tem aquele negócio de nerd ou de criancinha. Os jogos pra videogame são coisas de nerds babões, que vão em eventos de anime com camiseta do Iron Maiden e de touca poring e o anime é um desenho super infantil, que já encheu o saco.
E encheu mesmo, mas o mangá é diferente de tudo isso aí.
O mangá segue uma sequência de história mais parecida com as histórias dos jogos. Ou seja, esqueca encontros com a equipe rocket todos os capítulos, esqueça piadas dignas de Zorra Total e lutas onde os pokémons mal se cansam.
Nesse mangá a coisa é séria. Os vilões são vilões mesmo, os momentos de humor se resumem à poucas carinhas escrotas que os desenhistas colocam nos personagens só pra diminuir a tensão de algum momento e os pokémons morrem em batalhas. É sério!
É raro isso acontecer, mas acontece.
Fora que os pokémons tem nomes, então não fica naquele negócio de "Pikachu, eu escolho você!", os personagens são recheados de elementos anti-clichês, como por exemplo, o personagem principal escolher um bulbasaur no começo da jornada e não um charmander, ou mesmo um pikachu.
Outra diferença é que os pokémons lendários podem ser capturados, coisa que não acontece no anime e parece que o mundo pokémon do mangá acabou de ser descoberto e nós acompanhamos as aventuras das pessoas mais importantes do mundo, por que eles estão em todas as grandes batalhas, eles capturam as lendas pokémon, eles descobrem e até nomeiam novos pokémons, o que é algo muito legal, visto que não tem toda aquela inocência besta do anime.
Como eu já disse, a história é baseada nos jogos e por isso, tudo o que você viu nos jogos, pode acontecer no mangá, então se o seu personagem derrotou todos os sacanas da equipe rocket sem usar um único potion, isso vai acontecer no mangá.
Sem falar que a história é muito bem escrita e cheia de mistérios. 
Todas as temporadas começam cheios de buracos e lacunas para serem preenchidas, mas nos últimos episódios tudo vai se juntando e logo os mistérios são resolvidos para cederem espaço às maiores lutas da história.
Até agora só li 3 temporadas, o que dá 15 volumes. Cada uma delas é inspirada em séries de jogos. A primeira é a série Red/Green/Blue, inspirada nos dois primeiros jogos, a segunda é a fase Yellow que apesar de ter uma das personagens mais simpáticas de toda a história do mangá, é uma séria chata, devida á sua extensão e ao fato de se concentrar em uma só personagem e suas descobertas inocentes do mundo pokémon, e pra terminar, a terceira fase que é a Gold/Silver/Crystal, inspirada nesses três jogos, passando-se no continente de Johto e tal.
Mas tem mais, existe uma temporada para cada série de jogos, algumas são curtas, outras são longas e devido aos remakes, a volta dos personagens mais legais é garantida, mesmo que eles sempre façam alguma coisa em todas as temporadas.
Por falar neles, os personagens tem os nomes dos jogos, por isso tem o Red (O melhor e maior personagem da série), o Green, a Blue, a Yellow, o Silver, o Gold e a Crystal.
E se você, otome, acha que é só isso, a série também tem uns romancezinhos para ajudar a criação de fandoms.
Enfim, dêem uma chance á essa série, que apesar de ser do Pokémon, vai mudar seus conceitos, já que ela é muito melhor que os jogos e nem se compara com o anime.
Aliás, provavelmente é esse preconceito idiota de pokémon ser coisa de criancinha e nerd que fez com que essa série nunca fosse publicada aqui no Brasil, infelizmente.