Terminei de ler esse livro há pouco tempo.
"João de ferro: Um livro sobre Homens", mas homens com H maiúsculo. Homens de verdade.
Robert Bly é um poeta, escritor e líder do Mythpoetic men's movement, uma vertente do movimento masculinista, que visa achar o real papel do homem nos dias de hoje e criado em resposta ao sexismo feminista do século 20.
Neste livro, tomando como base para sua argumentação o conto de João de Ferro, catalogado pelos irmãos Grimm no século 18, acho, Robert Bly mostra como são os verdadeiros homens e qual o caminho que todo menino deve tomar para virar um homem de verdade.
É um livro que defendo o masculinismo e não é machista. Muito pelo contrário, é um livro que demonstra que homens e mulheres podem e devem conviver em harmonia, um ao lado do outro, nem acima, nem abaixo.
É um livro contra o sexismo, tanto machista, quando feminista, que afinal, são errados, não importa como você olha.
Esse livro também esclarece a importância dos mais velhos na formação dos homens, do diálogo entre pai e filho (a) sem rodeios, claro e leve, da importância da figura paterna e como devemos buscar saídas modernas que se adequem a nossa sociedade para criarmos homens de verdade.
Gostaria de falar mais ainda do movimento masculinista, suas teorias e tal, mas esse é só um post indicando o livro, o masculinismo fica para outro post.
Até e leiam esse maravilhoso livro.