quinta-feira, 19 de abril de 2018

Dica literária: "Pais & Filhos" de Ivan Turgueniev (1862)

capa20do20livro-pais-e-filhos-giuliano

E continuando meu desbravamento pela literatura russa, decido encarar esse clássico de frente, "Pais & Filhos", a obra prima do escritor Ivan Turgueniev, publicada numa época de grande perturbação social e política no enorme país.

O livro conta a história de dois amigos, Arcádio Kirsánov e Eugênio Bazárov, ambos niilistas, mas Bazárov um pouco mais radical e espécie de mentor de Arcádio nessa "filosofia" de vida. Bazárov é convidado para visitar a família de Kirsánov durante o verão e lá conhece os parentes do amigo, com os quais acaba criando uma certa rivalidade, em especial com o tio de Arcádio, Pavel. Mas é a presença de uma dama, mais velha, viúva e muito bela, a rica Anna Sergueievna Odintsova, que irá desestabilizar, não apenas a amizade dos dois jovens, como o próprio Bazárov e seus preceitos.

Entre mostras do cotidiano russo do século 19 e muitas discussões políticas e filosóficas, o livro desenvolve uma narrativa linear, de fácil leitura e que te guia por suas páginas de forma leve e serena. Li-o em apenas uma semana e com cada livro russo dessa época que leio, fico mais espantado com o talento que seus autores tinham para a narrativa. É fantástica a forma como Turgueniev alia discussões políticas e filosóficas com uma história concisa, de forma que a obra não ganha, sob hipótese alguma, ares de panfletagem.

Mas ela tem uma moral, não se deixe enganar, embora ela só seja esfregada na cara do leitor nas últimas páginas, o que apenas faz com que "Pais & Filhos" ganhe uma força ainda maior, uma obra como poucas, que entretém e ensina ao mesmo tempo.

A história é trágica e, dependendo do seu ponto de vista, poderá ser triste ou feliz. A mim, ficou a impressão de que li um excelente livro, uma bela história moral, muito bem elaborada e construída.

O livro ainda é curto e eu tive contato apenas com uma edição bem antiga e surrada, mas vale a pena adquirir e ter em sua coleção, principalmente se você quiser emprestar para amigos a fim de inicia-los na criativa literatura russa do século 19.

5 pontos