quinta-feira, 5 de abril de 2018

Dica musical: "Wait for Love" do Pianos Become the Teeth (2018)

a1503219819_10-320x320

Ao longo dos anos, Piano Becomes the Teeth, a banda de Baltimore, formada em 2006, mudou o seu som de forma gradual, indo de um post-hardcore, com influências emo e screamo para um som mais complexo e que só pode ser encaixado embaixo das asas do post-rock e “Wait for Love” é o ápice dessa mudança.

Em “Wait for Love”, todas as influências screamo e hardcore foram abandonadas, dando espaço para um som mais expansivo, dinâmico e complexo, cheio de riffs de guitarra que servem para criar uma atmosfera única, expansiva, por vezes num crescendo quase infindável, mas ora estática e mais pesada.

É um som único, de fato e não é recomendado para todos, porém eu gosto. Acho, inclusive, melhor do que na primeira fase da banda, que, apesar de ser mais fácil de se classificar, era mais genérico e, convenhamos, enchia o saco. Toda a histeria, gritaria e o som excessivamente pesado era apenas uma mostra de imaturidade artística, pois aquilo lá não levava a nada, embora os álbuns fossem bem ambiciosos.

A principal mudança no som da banda é por parte do vocalista, mas aqui ele já se encontra numa área confortável e acaba soando melhor do que nos últimos álbuns, deixando um espaço para que os outros instrumentos possam se desenvolver e favorecer a criação de uma atmosfera e conceito que tornam este o álbum mais ambicioso da banda.

Mas isso não é um sinal de que é um álbum excelente. Embora eu tenha gostado, ainda acho que a banda é limitada e a complexidade do som fica numa área cinza, onde eu não sei se é genialidade ou apenas uma bagunça.

Sendo um ou outro, gostei do álbum e é por isso que ele merece uma dica.

3 pontos e meio