terça-feira, 16 de julho de 2019

Dica cinematográfica: The Gut: Our Second Brain (2013)

81wevkdc0jl._ri_

É sempre bom assistir documentários. Eles nos trazem informação e entretenimento numa medida que reportagens não conseguem. Ainda que nem tudo que reluz seja ouro, bons documentários devem ser indicados e é essa a função desse post aqui.

Lançado em 2013 e hoje exibido pela Amazon Prime, The Gut: Our Second Brain é um documentário que nos pergunta o que faríamos se descobríssemos que o cérebro não fosse o único detentor de nossas capacidades neurológicas? Parece um contrassenso, mas não é. Sabemos que o cérebro está em constante contato com todo o corpo, mas o que cientistas, especialmente gastroenterologistas, descobriram é que o estômago é muito mais inteligente do que pensávamos e é nesse órgão que o documentário irá focar.

Através de dados e entrevistas, somos apresentados a fatos que podem levar a conclusões nunca antes pensadas, se os dados se confirmarem conforme mais pesquisas forem feitas. Descobrimos que o estômago tem praticamente a mesma quantidade de neurônios que o cérebro de um cachorro, que suas bactérias regulam a nossa personalidade e que o que comemos fala diretamente para o cérebro, funcionando como uma janela, por onde o sistema nervoso pode ver o nosso dia-a-dia.

É claro que, sendo um documentário de 2013, muitas informações podem estar obsoletas. Algumas das perguntas feitas podem já terem sido respondidas, pesquisas podem ter sido desmentidas e novos dados podem ter surgido na área, provocando novos questionamentos. O documentário também falha ao dar voz de especialista a charlatões da acupuntura, mas não deixa de ser um documentário interessante.

Suas informações são arrebatadoras e te fazem focar num aspecto pouco pensado em nossas vidas, algo que não damos muito valor, além do estético, que é a nossa dieta. Aqui é mostrado que comer direito não é só uma questão de ter ou não um corpo bonito, mas também uma questão de ter ou não um intelecto sadio.

4 pontos