terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Dica cinematográfica: "Francisco, Arauto de Deus" (1950)

kinopoisk.ru

Hoje a dica de mais um filme italiano e, dessa vez, um clássico que conta uma pequena passagem na vida de um dos maiores santos da Igreja Católica.

“Francisco, Arauto de Deus”, dirigido por Roberto Rosselini (um dos mais importantes cineastas do movimento neo-realista do cinema italiano), conta de maneira episódica os acontecimentos que se sucederam após a conversão de Francisco de Assis e sua reunião de primeiros seguidores até a benção papal para fundar a Ordem Mendicante dos Frades Menores, os Franciscanos.

Belissimamente bem dirigido em preto e branco, é um filme singelo e de grande valor poético, eu diria, contando através de vinhetas de pouco mais de 10 minutos cada, algumas proezas, tristezas e ensinamentos de Francisco de Assis. Não pesquisei a fundo a história da produção do filme, mas acredito que alguns acontecimentos mostrados são ficcionais, mas todos têm alguma lição, moral ou simplesmente uma mostra de poesia cinematográfica a nos mostrar, focando mais nos acontecimentos externos ao santo do que à vida dele em si.

Também não sou um grande conhecedor do neo-realismo italiano, muito menos de Roberto Rosselini, então não sei se ele era católico ou algo assim, mas o filme é uma baita homenagem a esse santo e inclui passagens memoráveis, que te deixam pensando por muito tempo após o encerramento da película.

Enfim, essa dica vai ser curtinha mesmo, mas não deixa o blog morrer e fica a mensagem: assista esse filme!

5 pontos

p.s.: A atriz que faz a santa Clara no filme é uma belezinha, Deus me perdoe!