terça-feira, 6 de novembro de 2018

Dica cinematográfica: “No quarto escuro de Satã” (1972)

tuovizioeunastanza1

Ou “Il tuo vizio è uma stanza chiusa e solo io ho ne la chiave”, título maravilhoso para um filme mais maravilhoso ainda.

Adaptação livre de “Black Cat” do Poe, o filme conta a história de Oliviero, um escrito falido que mora com a esposa, Irene, numa villa em Venetto e o gato deles, Satana. Com a morte de sua amante, Oliviero se torna o principal suspeito do crime e quando a empregada de sua casa também morre, o escritor se desespera e, com a ajuda de sua mulher, esconde o corpo da empregada numa parede da casa. Pouco tempo depois a sobrinha de Oliviero chega, Floriana, causando desordem da frágil relação construída.

O filme é um ótimo exemplo de giallo, contendo todos os elementos numa adaptação muito criativa de um clássico. Li por aí que o diretor é um mestre do cinema italiano, pelo menos dentro do giallo, mas posso atestar quanto a isso. De qualquer forma, o filme carrega todos os elementos que consagraram o gênero, mistério, muito sangue e, claro, belíssimas mulheres!

Edwige Fenech está fantástica nesse filme, usando um corte de cabelo curtíssimo, porém extremamente charmoso, vestindo saias curtas exuberantes e exibindo toda sua beleza natural explicitamente diante das câmeras. O sangue é vibrante, do estilo que era feito naquela época para chamar bastante a atenção, bem característico e mesmo sendo uma adaptação de “Black Cat”, o filme ainda conseguiu me surpreender com seu final.

A direção é realmente muito boa, nos colocando no papel de um espectador impotente quanto ao que está acontecendo, somos nada mais do que voyeurs, como a maioria dos filmes giallo por aí. A trilha sonora, composta de músicas de rock da época, anima o filme e dá uma qualidade nostálgica a ele.

No final, “No quarto escuro de Satã” peca apenas pelo seu tamanho. O filme acaba se estendendo demasiadamente em alguns momentos e isso cansa um pouco o espectador. De qualquer forma, o esforço tomado compensa, principalmente pela sequência final.

4 pontos e meio