Dica musical: “Bark Your Head Off, Dog” do Hop Along (2018)
Hop Along é uma banda de indie/post-punk/folk formada em 2005 no grandioso estado da Pensilvânia, EUA, mesma terra de outras excelentes bandas como Title Fight e Balance and Composure. Descobri essa banda numa postagem do instagram do Joyce Manor, que revelava que a figurante da capa do CD “Never Hungover Again” é a vocalista do Hop Along.
Em 2018, lançaram esse CDzinho gostoso chamado de “Bark Your Head Off, Dog”. Hop Along é conhecida pelo seu som idiossincrático que mistura os vocais expansivos de Frances Quinlan com instrumentais que compreendem uma ampla gama de estilos, eis porque a classificação do estilo da banda foi tão complicada no primeiro parágrafo.
Com esse álbum, a mistura continua marcando presença, embora a solidez seja maior em torno de um som voltado ao indie, ao contrário do seu álbum de estreia, que tinha um enfoque maior no folk. De qualquer forma, Hop Along não deixa de lado as suas origens punk e acabam criando um som remanescente de bandas como Pavement.
As letras são o ponto alto, mostrando uma maturidade crescente ao criar verdadeiras narrativas em cada música, que faz com que o álbum se assemelhe a um livro de contos. O título do álbum, inclusive, se relaciona com uma das canções, que não tem uma relação direta com o resto das músicas.
Os vocais de Frances também me deixam encantado com essa mulher. A voz dela tem um alcance muito alto, indo de um tom suave e melódico para um grito vibrante em questão de segundos numa mesma canção, enquanto as guitarras invertem e revertem lógicas musicais a cada acorde. É notável a influência de Joanna Newsom no estilo que ela canta... pelo menos é o que eu acho.
É um som único de fato e que eu gostei demais!