Dica quadrinística: “Superman: American Alien” (2017)
Outra HQ que eu muito aguardei para ser lançada no Brasil e foi lançada ano passado na iniciativa Superman 80 anos.
Esta HQ se vende como uma história do Clark Kent e não do Superman. De fato, acompanhamos Superman da sua infância até os seus dias gloriosos como Superman, acompanhando os passos do herói através dos olhos das pessoas mais próximas dele.
Acompanhando as tendências das histórias mais recentes do Superman, essa não foge e foca enormemente nos aspectos humanos do super-herói. Da sua infância na cidade de Smallville até os seus dias de glória como Superman em Metrópolis e os subsequentes enfrentamentos com seus amigos de infâncias, Max Landis foca menos no que o Superman pode fazer e mais no que ele representa.
Mesmo com uma agenda politicamente correta (o sarcasmo ao falar de Ayn Rand beira o ridículo), Max Landis consegue criar uma história interessante, embora nem tão delicada quanto “As quatro estações”.
Os artistas são diversos, o que não cria uma unidade artística dentro da obra. Isso corresponde a intenção inicial de acompanhar Clark Kent ao longo de sua vida, focando em diversos momentos diferentes. No entanto, atrapalha quem se apega muito a um estilo só. Alguns artistas parecem não combinar tanto com o estilo de história, impossibilitados de fazer boas cenas de ação, por exemplo. Em outros momentos, alguns quadros parecem bem feios.
Ainda assim, é uma das melhores histórias recentes do Superman, talvez da década, fugindo das famigeradas mensais e nos divertindo contando a história de Clark Kent em vários momentos de sua vida.