Dica cinematográfica: “Heaven on Earth: The Rise and Fall of Socialism” (2005)
Ouve-se falar muito de socialismo, marxisto, ainda mais numa época como a nossa, onde esses termos parecem ser igualmente atuais e obsoletos, dependendo da sua posição nos quadrantes políticos. Mas qual a origem disso tudo?
Baseado no livro de mesmo nome, essa série em 3 episódios nos apresenta as origens do socialismo com o experimento utópico de Robert Owen, passando pelo seu desenvolvimento europeu no século 19, suas mais diversas ramificações no século 20 e sua imagem metamorfoseada nos dias atuais.
Contando com diversas entrevistas de historiadores, sociólogos e filósofos, os documentários apresentam uma narrativa concisa, numa linha do tempo mais ou menos linear, com ramificações que se antecederam a outras. Cada modificações que as ideologias socialistas foram passando parecem respostas a anseios da época em que se situam ao mesmo tempo em que tentam escapar dos erros passados.
No entanto, nunca deixando de ser um projeto utópico, com pouco apelo ao mundo real.
Muito bem produzido e apresentando uma extensa lista de referências, o documentário é convincente, conseguindo cumprir aquilo que cumpre: apresentar a história do socialismo e suas ramificações. Aqui, o socialismo não é apresentado como uma simples ideologia de esquerda, mas um conjunto de ideias, uma semente daninha que brotou junto a árvore que constitui a sociedade, deixando marcas e ramos que talvez nunca sejam exterminadas.
É dessa forma que surgem variações tanto de extrema esquerda, quanto extrema direita, membros libertários e conservadores se unem diante de um ideal utópico que jamais será alcançado, mas que contém consequências pesadas na realidade.
É um dever de todo cidadão assistir esse filme.