quinta-feira, 18 de abril de 2019

Dica musical: “Remind Me Tomorrow” da Sharon Van Etten (2019)



A Sharon Van Etten é uma antiga querida minha. Uma verdadeira beldade e joia rara dentro do mundo da música, foi alvo da minha paixão platônica por muito tempo. Tanto que uma vez imprimi um retrato dela e colei na parede do meu quarto, a fim de dormir todos os dias olhando para ela. Em 2019, ela retorna com um trabalho novo, elaborando uma sonoridade indie com as suas características letras introspectivas.

Escrito enquanto ela estava cursando psicologia e grávida, Remind Me Tomorrow apresenta letras que lidam com essa fase conturbada da vida de Sharon. Conturbada, no entanto, desejada, afinal ser mãe e psicóloga é um sonho antigo da cantora que expressa isso há anos em diversas entrevistas que dá.

Dividir-se entre a maternidade e uma carreira nova não são atividades fáceis, ainda mais morando numa metrópoles como Nova Iorque, no entanto isso nunca a derrubou e serve de inspiração para letras que nos contam sobre esse processo. A cantora continua a criar álbuns intimistas e é legal ver que essa característica perdura, mas se reestrura com o passar de cada álbum. São experiências novas que formam novas canções para Sharon.

A sonoridade é bem distinta daquela primeira fase que me apaixonou no longínquo ano de 2012. Pessoalmente, não me agrada tanto, mas acho melhor que a sonoridade de seu último álbum, mais lento e minimalista. Aqui há um certo retorno (ou seria melhor um novo caminho?) em direção ao rock que sempre esteve presente de uma forma bem única nos seus primeiros trabalhos.

O álbum se inicia com canções que remetem ao último trabalho, sonoramente, mas logo as canções vão ganhando mais espacialidade, se expandindo e a veia roqueira de Sharon se revela conforme o álbum se desenrola dentro de nossos ouvidos. É uma boa trajetória, mas eu prefiro o estilo em que ela iniciou.

De qualquer forma, é um álbum que vale a pena escutar. O trabalho mais recente de Sharon Van Etten não decepciona, até porque eu não sabia o que esperar dele e o resultado agrada.

4 pontos