terça-feira, 25 de junho de 2019

Dica cinematográfica: “The Incredible Shrinking Man” (1957)

 

the-incredible-shrinking-man-grant-williams-1957_a-g-9337854-8363143

Mais um clássico de ficção científica perdido na história do cinema, mas que é influência até os dias de hoje.

The Incredible Shrinking Man conta a história de Scott Carey, um homem de negócios que durante férias com sua esposa, Louise, acaba sendo atingido por um nuvem radioativa enquanto veleja em alto mar. 6 meses depois, Scott começa a perceber que suas roupas estão ficando maiores e mais largas. Ao consultar um médico, ele recebe o diagnóstico que temia: Scott está escolhendo a cada dia que passa.

Filmado ainda em preto e branco numa época em que o cinema de horror não se ligava a jump scares, The Incredible Shrinking Man é uma das obras mais influentes do cinema de ficção científica. Adaptado de um livro pelo próprio escritor o filme é um exemplo do que o gênero de ficção científica tratava antes do surgimento de guerras intergaláticas e épicos espaciais nas telonas.

Talvez devido a escassez de recursos ou talvez pelo zeitgeist dos EUA que gerou essa obra, o filme tem um ar mais contemplativo. Seu olhar é voltado para o humano e pouco se concentra nas explicações pseudo-científicas para o fenômeno demonstrado.

A explicação é simples, Scott entrou em contato com resíduos nucleares e veneno para inseto num curto espaço de tempo, o que resultou no seu encolhimento. A solução é um antibiótico que acaba por não funcionar.

Nesse meio tempo o relacionamento de Scott e Louise deteriora, pois nenhum dos dois mais consegue se entender. Seus mundos vão ficando cada vez mais distantes, fisicamente e emocionalmente. Louise se rende ao plano de seu cunhado e usa o marido como forma de ganhar dinheiro. Scott fica famoso, mas saber que é uma aberração apenas o deixa mais frustrado, rendendo-se a um ódio que o afasta de sua família.

É um filme que poderia ser facilmente uma mostra de niilismo profundo, mas não é. Ao final, quando Scott perde tudo e encolhe ao ponto de nem ter presença biológica, percebe que sua consciência ainda existe. E é nesse momento que Deus lhe é revelado.

O filme é lindo e poderia ter um remake que faria as audiências atuais chorarem se fosse bem feito, com simplicidade e audácia, mas duvido que algum filme seja executado dessa forma em Hollywood atualmente. De qualquer forma as dificuldades tecnológicas que fazem essa obra ser claramente alvo de piada não diminui o seu valor.

The Incredible Shrinking Man é potente, corajoso e destemido em sua proposto. Dono de uma narrativa audaz e muito bem construída, é um desses raros exemplos de ficção científica que te faz pensar e ponderar dias e dias a sua mensagem.

5 pontos