terça-feira, 11 de junho de 2019

Dica musical: “American Football” de American Football (2019)

 

american_football_28lp_iii29

E os meus queridos voltaram! E com mais um CD de nome American Football. Agora o pessoal começou a grafar Americ anFootball pra diferenciar, mas por uma questão de comodidade eu vou continuar escrevendo como sempre escrevi.

Após o retorno da banda alguns anos atrás, American Football entrou um pico de criatividade que os fizeram realizar diversos shows pelos EUA e Europa e agora já lançam o seu segundo CD em menos de 10 anos. Seu segundo CD pode ter desapontado algumas pessoas, mas não a mim, pois eu sei que eles nunca irão atingir o nível de excelência conquistado com o LP 1, que contava com uma série de elementos da vida pessoal de cada membro, os quais contribuiram para a criação dele.

O segundo CD é diferente, mais lento, leve e maduro e o terceiro não é muito diferente disso. A grande diferença é que este terceiro CD encontra-se num campo mais ousado, irreverente que apenas a experiência pode lhes dar.

O LP 3 é uma obra superior ao segundo. Aqui encontramos mais elementos de jazz do que no primeiro e segundo, de uma forma mais descompromissada que no LP 2, gerando uma profusão de elementos musicais muito agradável. É a tal da bagunça gostosa.

Lançado apenas alguns anos após o segundo CD, é de se imaginar que Mike Kinsella (o vocalista) não queira assumir como antes o papel de vocalista principal, abrindo espaço para colaborações. Elizabeth Powell, Hayley Williams e Rachel Goswell são os vocais femininos que fazem um excelente papel em assumir uma posição que nunca foi o forte do American Football.

Não é exagero imaginar que todas elas tenham crescido ouvindo a banda e se regojizam com a honra que é compartilhar do espaço deles.

American Football é uma banda recheada de falhas, sempre foi e aqui eles assumem suas falhas e brincam com elas, seguindo um caminho muito saudável. Nesse interim, as múscas deixam de ser simplesmente melódicas e espaciais, evoluindo o emo que eles ajudaram a criar, para abrir espaço a sonoridades mais pesadas e velozes.

Embora nunca seja música pesada, de verdade.

Melódico, sincero e desinteressado, o LP 3 de American Football, American Football, é uma obra muito boa, dentro de um nicho musical que precisa de novos ares.

4 pontos