quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Dica especial do dia da consciência negra 2019

91oesg3dmxl-_sx342_

Mais um dia da consciência negra e mais uma oportunidade de louvar o grande cinema de negros para negros que Hollywood conseguiu criar com seu racismo.

“Vou te pegar, Otário” é um filme de 1988 criado pelos irmãos Wayans, que se revezam nos créditos e sempre apresentam pérolas do cinema. Keenen Ivory Wayans estrela esse filme no papel de Jack Spade, que volta do exército para Nova Iorque, descobrindo que seu irmão morreu e deixou a mãe e a esposa sozinhas e indefesas. Sofrendo uma crise de “correntes de ouro”, Nova Iorque se rende ao crime e Spade, inconformado, decide convocar uma equipe de valorosos habitantes da cidade para lhe ajudar a limpar a sujeira dali.

O filme conta com uma baixa produção, mas é muito bem feito para os padrões no qual foi feito. Apesar da qualidade da imagem, saídas inteligentes foram criadas para as cenas de ação. Contamos ainda com a participação de nomes consagrados da cultura negra estadunidense como Bernie Case, Isac Hayes, Jim Brown, Chris Rock e, claro, toda a família Wayan reunida.

Unindo humor chulo com densas críticas, o filme é um petardo. Numa mesma cena vemos Spade conhecendo a verdadeira face dos Panteras Negras (preguiçosos, hipócritas e aproveitadores) e sua mãe sendo substituída por um dublê chinês para fazer alguns movimentos marciais.

É desse nível de humor que estou falando e é desse tipo de humor que gosto.

O filme conta ainda com uma excelente trilha sonora, fazendo referência a filmes de blacksploitation como “Shaft”, banhada por jazz, funk e hip hop da época.

Novamente os Wayans figurando uma dica especial para esse dia tão especial, consagrando-se como os maiores nomes da cultura negra em Hollywood.