terça-feira, 19 de novembro de 2019

Dica televisiva: "Invasor Zim e o Florpus" (2019)

images

Essa é uma dica televisiva, porque Invasor Zim era uma série de TV e o filme foi lançado na Netflix, então é justo chamá-lo de filme para televisão.

Nessa continuação desta que foi uma das séries mais perturbadas da Nickelodeon em sua era de ouro, encontramos os velhos personagens da série após o sumiço do invasor. Dib trancou-se em seu quarto esperando o retorno de Zim, enquanto seu pai prepara a exposição de uma nova invenção no dia da paz e é supreendido com o retorno repentino de Zim à Terra. A partir daí inicia-se uma nova trajetória para nosso herói improvável contra o alienígena mais inútil do universo e que descobre ter sido apenas feito de trouxa pelo império dos altíssimos.

É um filme cheio de pequenos plot twists e a cada cena há uma nova mudança de paradigma, mas tudo é bem encaixado e concatenado, o que faz o filme parecer um conjunto de episódios da série. A familiaridade é imediata e nem há muito espaço para se sentir nostálgico. O filme não se rende a um sentimentalismo nostálgico, ele apenas faz algumas referências  no meio do filme, mas logo parte para a exploração da história que elabora e o espectador logo se vê preso na trama complexa traçada com essa película.

É um filme despretensioso, mas que, até mesmo por isso, se sai muito bem. O desenvolvimento da história é leve, apesar de complexo em sua quantidade de detalhes. É sério! A história muda de dinâmica pelo menos 5 vezes, mas pode ser bem mais, pra ser honesto. Ainda assim, tudo é feito de forma tão orgânica, que o telespectador não fica perdido.

A animação segue o estilo e a técnica usadas na série animada. Poucas coisas mudam, a não ser a qualidade da imagem que é muito superior ao que eu vi quando criança na Band. Apesar de ser uma continuação, mesmo aqueles que não assistiram toda a série podem se divertir com o que verão, inclusive crianças.

Para um filme de público mais cult, ele pode se sair muito bem com todo tipo de público.