Dica musical: "Spiritual Ascent" do Alcest (2019)
Alcest é uma banda de black metal, mas que começou a fugir do rótulo após o lançamento de seu melhor álbum Kodama e com Spiritual Ascent eles continuam a explorar o som criado no álbum anterior.
Spiritual Ascent nos apresenta apenas 6 canções, mas são seis canções da melhor fusão do black metal com o shoegaze, dois estilos musicais que se aproximam em sua estética, mas com diferenças pontuais e muito contrastantes. A fusão que Alcest realiza entre os dois é notável, digna de prêmios mesmo.
Não é de se surpreender que o foco sejam os instrumentos musicais. Guitarras distorcidas, acordes tocados rapidamente em contraste com movimentos musicais mais lentos e bem pontuais, uma bateria rápida e marcante com um baixo quase inaudível no meio de tanto barulho.
Mas é um barulho que eu gosto muito!
Ao contrário de Kodama, aqui Alcest encontra até um momento de conforto em acordes reminiscentes do hardcore com Saphire, que pode adicionar um pouco mais de moviemento caótico nas suas apresentações ao vivo. Seria interessante ver a banda seguindo essa temática musical, mas sem perder claro o seu foco estético no black metal.
https://www.youtube.com/watch?v=69fnUZhV8SI
As letras continuam misteriosas e explorando o desconhecido, o obscuro e as trevas, mas a verdade é que esse não é o foco mesmo e eles nem perdem mais tempo com isso mesmo. Saphire é uma canção de letra improvisada, por exemplo.
De qualquer forma, a banda continua com força, explorando uma sonoridade cada vez mais caótica, bela e cortante. É um álbum muito bom, de fato.