Dica cinematográfica: "Hazard" (2005)
Mais um filmaço de Sion Sono sendo indicado.
"Hazard" é um filme escrito e dirigido por Sion Sono, majoritariamente filmado na cidade de Nova Iorque e mostra como o diretor foi influenciado pela Nouvelle Vague e os filmes de ação chineses dos anos 80.
O filme conta a história de Shin, um estudante de colegial que não vê graça alguma em sua vida e após completar o ensino médio vai para Nova Iorque. Logo que chega na megalópole americana compra uma camiseta onde se vê escrito "Hazard", o nome de algum bar da cidade e decide chegar até lá. O problema é que Shin só sabe falar japonês e em sua busca é assaltado, se envolve com gangstêres, mulheres fatais e comete crimes.
Este é um ótimo filme para entender a mente de Sion Sono (ou pelo menos sua abordagem cinematográfica), pois é um filme que parece ter sido criado enquanto era filmado, com cenas totalmente criadas na hora, dando muita liberdade para os atores criarem suas próprias falas, além da violência, com muitas cenas de luta, em sua maioria, sem cortes. Os diálogos são bem surrealistas, aliás, toda a história é bem surrealista, tornando-se absurda mesmo.
Mesmo com tantos momentos criados na hora, o filme não perde o fôlego e consegue ser interessante do começo ao fim, mantendo-se coeso em sua proposta, algo difícil de encontrar em filmes com tal ambição. As quase duas horas de filme passam rápido e ao final, a história dá uma guinada e torna-se um dos melhores filmes do diretor.
Enfim, altamente recomendado.