Dica cinematográfica: "Por uns dólares a mais" (1965)
Mais um filme western spaghetti para a alegria da criançada, o segundo da trilogia dos dólares.
Neste filme, o nosso herói sem nome se apresenta como "Manco" para os xerifes que lhe entragam as recompensas pelos criminosos que ele captura, como caçador de recompensas. Ao buscar um peixe grande numa cidade pequena, Manco descobre que há outro caçador de recompensas habilidoso e mais experiente que ele e juntos, os dois começam a bolar um plano para capturar uma gangue inteira de criminosos.
Como no primeiro filme da série, esse filme é um primor narrativo, nos apresentando ao general que será uma espécie de antítese do herói sem nome, que faz tudo por um punhado de dólares, enquanto que o general é um homem honrado e que não faz nada que quebre o seu código de honra.
A história se desenrola como uma folha de papel, lisa, fácil e rápida, apesar de ter quase 2 horas de duração, é um filme que pode ser assistido numa paulada só, por que é um entretenimento de muita qualidade.
A mão genial de sua equipe técnica é a grande responsável por fazes deste filme um clássico, com cenas que parecem pinturas a serem admiradas, de tão boas que são, ficando ali no liminar fino entre filme de arte e filme de porradaria, tiroteio e trash pelos quais os western spaghetti são conhecidos, é um filme que alia todos os elementos que um cinéfilo pode amar e se excitar.
Um clássico.