quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Dica Gourmet: torrada francesa

photos_ns_cozinha_sem_segredo_andrenogal_torrada_francesa_07

Mais uma dica gourmet para acalentar vossos paladares e encher-vos a barriga, hoje, diretamente do café-da-manhã tradicional paulista, uma receita para todos os momentos: a torrada francesa.

A receita é antiga e historiadores (qual historiador é uma boa pergunta, afinal que tipo de historiador se preocupa em descobrir a origem exata de um prato simples como esse?) datam referências sobre ela desde o século IV. Sua origem provavelmente se relaciona com períodos de guerra e escassez de alimentos, pois dizem que ela foi feita para aproveitar o pão que não podia ser mais servido. Aliás, torrada é um negócio assim, porém a torrada francesa é gostosa, enquanto que a torrada normal é uma porcaria.

Enfim, a torrada francesa consiste numa fatia de pão com manteiga, frita numa frigideira.

201703281536311

Sim, essa é a receita de torrada francesa.

Na era gourmet, muitos acrescentam outras coisas, como ovos, fazem sanduíches com presunto e queijo, bacon e até criam a receita doce, no entanto a verdadeira torrada francesa, a receita r00ts, utiliza-se apenas de pão, manteiga, uma frigideira e fogo. De fato, não sei qual outra receita pode ser mais simples que essa.

O pão tradicional da receita é o francês, mas eu prefiro o pão caseiro, aquele trambolho que vendem no mercado por um preço bem em conta e que minha vó faz melhor do que qualquer um (um dia ainda pego a receita com ela), podendo ser usado também o pão de forma, que é a versão mais popular na internet brasileira. Há ainda a variação da receita que usa requeijão, mas essa eu nunca fiz, então não posso opinar.

Pão, manteiga, frigideira e fogo são os ingredientes para o meu café-da-manhã ideal. Sou um homem simples, do interior, eu não preciso de muito, muito menos de muito mais. Por essas e outras, eu amo tanto a torrada francesa.

5 pontos