Dica cinematográfica: "The Art of Self Defense" (2019)
Faz tempo que não vejo uma boa comédia de humor negro... ainda bem que esse filme veio!
The Art of Self Defense conta a história de Casey Davis, um loser no pior sentido da palavra. Um cara com mais de 30 anos, que mora sozinho, tem um cachorro salsicha, não tem amigos no trabalho, anda curvado e muito menos namora. Após ele sofrer um ataque de uma gangue de motoqueiros numa noite, ficar hospitalizado e perder muitos dias de trabalho, decide se matricular num curso de karatê e a partir daí sua vida irá mudar completamente, mas não necessariamente pra melhor.
O filme é muito divertido, capturando de forma magistral a crise da masculinidade atual (com os dois polos, de um lado o perdedor virjão e do outro os machões metidos) de uma maneira leve e engraçada. Imagino o filme servindo de inspiração para muitos adolescentes ainda perdidos e conseguindo encontrar um caminho saudável com base nesse filme, que nos joga numa espiral endoidecida de eventos aleatórios, o que gera o absurdo e, por consequência, o humor.
O filme é uma comédia de humor negro, então não espero grandes diálogos espirituosos, nem cenas atrapalhadas, muito menos piadas de peido. Em compensação, temos situações absurdas, muito sérias dentro do universo do filme, mas engraçadas para quem está assistindo. Nessa temática, as atuações inexpressivas de Jesse Eisenberg, Imogen Potts e Alessandro Nivola valem ouro!
O filme é muito bem dirigido e trabalhado, com cenas belíssimas, uma paleta de cores chamativas, carregando o ar da obra de estilo e audácia.
É um filme que vale a pena assistir com os amigos, com a família, com a namorada, enfim, é uma ótima pedida, que eu não via desde Maratona do Amor.