terça-feira, 15 de outubro de 2019

Dica musical: "Lilac" por The Early November (2019)

eaa2kd4x4auhwuv

Depois de um breve atraso, o The Early November lançou o seu mais recente trabalho de estúdio, um álbum recheado de músicas originais, explorando um novo som dentro da carreira da banda, que não deixa de carregar a sua essência.

Lilac é o nome dessa mais nova aventura musical dentro da carreira do The Early November, que desde o seu retorno do hiato em 2012, se distanciam das suas raízes dentro da música emo para se elevar dentro do rock em geral. O retorno com In Currents já revelava uma aproximação maior com o post-rock e a progressão é clara quando colocamos Imbue no meio e seus canções mais tranquilas, românticas e animadas. Com esse álbum não é diferente, mas a banda não perde sua essência, como fica claro em My Weakness.

Não há uma profusão de elementos eletrônicos, nem uma mudança na construção das canções, eles continuam tendo os mesmos elementos de sempre, a ambição continua sendo a mesma, de criar canções simples, rápidas, mas tocantes, com a diferença de que aqui se explora acordes mais vivos e alegres para se fazer isso. O resultado é um som que lembra as canções mais animadas e agitadas de Modern Baseball, por exemplo.

As guitarras são muito bem colocadas, com toques aqui e ali que carregam a melodia das músicas (remanescentes do emo), mas com acordes que passam uma energia mais positiva. A atmosfera de todo o álbum é mais leve, porém não leviana, como seria de se esperar de um álbum de música pop.

Muito pelo contrário, o próprio single do álbum (Ave Maria) é um álbum cheio de referências, que vai de Schubert a futebol americano em pouco mais de 3 minutos. A maturidade da banda é clara, revelando-se em todas as suas camadas, dos instrumentos até as letras.

https://www.youtube.com/watch?v=6vpwWtRezU0

E não para por aí, Ace Enders alcançou um nível de maturidade vocal tão grande que agora ele não precisa mais estourar os seus pulmões para alcançar grandes notas. Sua voz encaixa-se perfeitamente em todas as canções, junto com os outros instrumentos, independente do tom da música, seja mais pesada, seja mais leve.

Com Lilac, The Early November se revela uma banda de rock mesmo, muito bem organizada e com oportunidades de promover debates entre fãs. Vale muito a pena escutar!