Dica especial do Dia da Consciência Negra!
Hoje é o dia da consciência negra e para celebrar essa data, O Sommelier de Tudo decidiu publicar uma dica que celebra o melhor filme feito de negros para negros em todos os tempos: As Branquelas.
O filme, caso você não saiba, trata-se de dois agente do FBI, Kevin e Marcus, que não tem muito crédito com o seu chefe e recebem uma missão que ninguém quer aceitar: serem guarda-costas de duas irmãs socialites, que estão sob a suspeita de serem sequestradas e acabam tendo que assumir o papel delas durante um final de semana inteira no Hotel Hampton, após elas sofrerem pequenos cortes no seus rostos.
Este filme é um clássico da comédia. Todo mundo já assistiu e se você não assistiu, alguém muito próximo de você já assistiu, porque ele fez muito sucesso, seu humor é escrachado, podre e honesto, suas piadas estão por todos os lados na internet e gerou a cena mais icônica do cinema americano da última década.
https://www.youtube.com/watch?v=_qJOBO8BQyY
Dirigido por Keenen Ivory Wayans, o mesmo gênio por trás da série mais marcante da infância de todos os millenials junto com “Chaves” e “Todo Mundo Odeia o Chris”, “Eu, a Patrou & as Crianças”, o filme ainda conta com seus irmãos Shawn e Marlon Wayans nos papéis principais, o famoso Pai do Chris, Julius, no papel icônico de Latrell Spencer, as maravilhosas Jennifer Carpenter e Brittany Daniel, além de uma porrada de caras que atuaram em outros tantos filmes dos irmãos Wayans, como “O Pequenino” e “Todo Mundo em Pânico”, o filme tem um legítimo elenco de primeira, que nunca estiveram tão entrosados em toda a sua carreira como nesse filme.
O humor seco, tosco e escrachado é, ao mesmo tempo, honesto. O filme não quer se passar de inteligentão, nem fazer uma CRÍTICA SOCIAL FODA, muito menos ser o melhor filmes de todos os tempos, ele só quer faturar uns milharezinhos pra pagar as contas e pronto, nada mais, com um humor fácil de ser compreendido e que tira risadas de todo mundo, mesmo que só um sorrisinho de canto da boca, o filme diverte todos.
E ainda assim, o filme não é feito nas cochas, o seu início com “Latin Thugs” de Cypress Hill já é um grito de “Isso aqui não é qualquer coisa!”. Assim que a primeira cena termina, já sabemos todo o tom do filme, somos apresentados aos personagens azarados e já podemos prever que a trajetória do herói irá se iniciar. Nos aspectos narrativos, o filme pode ser amplamente estudado, criando uma história que culmina de forma explosiva à conclusão, usando de todos os elementos que um filme pode oferecer, é uma obra que beira a perfeição.
Os momentos em que o filme usa de efeitos práticos são cruciais para que o ritmo do filme seja sempre crescente. É um exemplo magnífico do que pode ser chamado de comédia de ação, algo que “Os Outros Caras” fizeram muito bem anos mais tarde.
Com tantos pontos positivos, fica difícil encontrar pontos negativos, é um trabalho quase homérico achar algo de ruim a ser falado sobre essa fantástica obra e a verdade é que é impossível, o filme é bom demais, um clássico absoluto da comédia de ação e que merece ser reassistido centenas, não! Milhares de vezes.
Enfim, “As Branquelas” não é apenas o melhor filme feito de negros para negros, mas é um filme feito pra todo mundo, uma obra excelente de qualidade e sincronia fantástica, feito pelos mestres da comédia; os irmãos Wayans, sendo este, o seu magnum opus.
E que venha “As Branquelas 2”.