segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A metodologia do diálogo

aaeaaqaaaaaaaatvaaaajdizngmyzdg2ltqzzgmtngy5mc1izwmyltgwn2nknti2ndu0mq

O Sommelier de Tudo não poderia deixar passar em branco essa data tão querida sem um post especial de natal, mas ao invés de fazer uma dica qualquer, o post de hoje será sobre uma descoberta que fiz esses dias e que alargou o horizonte do meu olhar: a metodologia do diálogo.

A metodologia do diálogo já é um nome bem explícito, mas para deixar claro é a forma de se levar o diálogo como um método lógico e prático, pronto para ser posto em prática no nosso dia a dia e se resume, basicamente, em 3 pontos:

- Escutar

- Internalizar

- Responder

É nesses 3 pilares que a metodologia do diálogo se afirma, necessariamente nessa ordem, onde um leva ao outro, mas nem todos precisam ser postos em prática.

Fica mais fácil de entender através de um exemplo, então lá vai:

Imagine que você está envolvido num trabalho (pode ser escolar, da faculdade ou uma missão do trabalho) com outra pessoa e essa pessoa discorda de você num ponto. A metodologia do diálogo nos guia nesse caminho e nos faz, primeiramente, escutar o que o outro tem a dizer, mas escutar de verdade, de forma que possamos internalizar o que ele nos disse. Nesse segundo ponto, podemos dizer ao colega que precisamos de tempo para pensar e pedimos um minuto ou talvez uns dias e só então partimos para a resposta que daremos a ele, concordando ou discordando e se não entrarmos em acordo, repetimos o processo. Seja qual for a nossa resposta, sempre será ponderada, nunca feita no calor do momento que pode ruir os relacionamentos.

De certa forma, sempre conheci a metodologia do diálogo e nos últimos anos venho tentando praticá-la diariamente, embora nem sempre com sucesso, mas apenas nesse mês fiquei conhecendo um nome para essa prática e achei válido. Gostei do que me foi apresentado e acho que é uma boa forma de passar aos outros esse ensinamento, embora a prática seja sempre a melhor forma de instrução.

Este foi o post especial de natal, espero que tenha abençoadas festas!

giphy