quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Dica gourmet: Arroz Buriti

arroz_cooper_buriti_1kg

Direto de Santa Catarina, mais uma dica culinária excelente para as refeições diárias do brasileiro comum, o arroz Buriti.

Eu sempre entrei em conflito com membros da minha família por causa do arroz que consumíamos. Eu odeio arroz grudento e, pra mim, o arroz perfeito é aquele arroz de restaurante, soltinho. O ideal é aquele arroz da propagando que saia voando a menor brisa. No entanto, por algum motivo, meus parentes não gostam de arroz soltinho e eu sempre enchia o prato com farofa pra dar uma secada no “arroz da hora” que eles faziam.

Quando mais velho decidi aprender a fazer arroz para deixa-lo soltinho, mas acabei aprendendo que fazer arroz é, na verdade, algo bem difícil. É fácil de queimar e difícil de deixa-lo soltinho e, há duas semanas (na data de escrita desta dica) eu descobri o segredo para um arroz soltinho e o segredo é uma marca (Deus abençoe o Capitalismo!): o arroz Buriti.

Feito pela Cooperativa Juriti, o arroz Buriti é descrito como um arroz do subgrupo parboilizado polido, classe longo fino, tipo 1. Não entendo nada disso, mas sei que é bom, pois o resultado ao final do preparo é sempre um arroz solto, do tipo que voa ao ser chocado pela menor brisa e que nunca fica ruim.

Acredite, eu tentei deixa-lo ruim e mesmo usando muita água ou muito óleo, ele continua solto.

Ele vem em embalagem de 1 e 5kg, clássico das embalagens de arroz. Vou confessar, não é o mais barato do mercado, mas também não é o mais caro e é, sem sombra de dúvida (ao menos por enquanto) o melhor, ou seja, a relação custo-benefício deste produto é excelente.

5 pontos