Dica literária: "A queda: as memórias de um pai em 424 passos" (2012)
Hoje mais uma dica literária e, dessa vez, brasileira!
“A queda: as memórias de um pai em 424 passos” é um livro publicado pela primeira vez em 2012 e relata a trajetória de Diogo Mainardi, ex-colunista da Veja e fundador do excelente “O Antagonista”, o melhor site para acompanhar notícias política do país, atualmente, com o seu primeiro filho, que, por culpa de um acidente médico, desenvolveu uma deficiência que o tornava incapaz de explorar todo o seu potencial senso-motor e linguístico.
É um livro de memórias, mas não é um livro de memórias comum, pois Diogo Mainardi não é um ser humano comum. Diogo Mainardi é um intelectual e um intelectual de verdade, muito apegado ao mundo racional, à história e à política, claro. E é criando conexões com tudo isso que ele nos apresenta a história de seu filho, pois para Mainardi (assim como para todo historiador sério) a história é cíclica, sendo assim cada mínimo detalhe da vida do filho está conectado com algum fato antigo, algum escultor, algum movimento artístico, um ícone da arquitetura, um cientista ou alguma ideia.
Apenas este aspecto já faria deste um ótimo livro, mas é a honestidade da narração de Mainardi que faz com ele seja um livro excelente.
Mainardi narra sem sentimentalismos tudo o que pensava antes do filho nascer e como se deu sua mudança e como passou a se dedicar mais à família. Ele descobriu algo que poucas pessoas descobrem, mas que, quando descobrem, mudam completamente.
Tive que ler o livro para a aula de “Psicologia da Educação” e tive uma agradável surpresa e espero que você tenha também, embora eu já tenha dito que é um excelente livro, ainda acho que irá conseguir se surpreender com ele.