Dica aplicativística: Mozilla Firefox
Há muito tempo que uso o Firefox exclusivamente, mas nunca havia feito uma dica desse genial navegador de internet, até que eles lançaram o recurso picture-in-picture e agora sou obrigado a indicá-lo.
Desde que comecei a usar a internet com certa falta de moderação (confesso), me tornei um escravo do Google Chrome. No entanto, há anos acompanho os debates do mundo da tecnologia que vão além das inovações e há anos soube que a Google não é uma empresa confiável, sendo assim, migrei para o Firefox, mais por teimosia do que por praticidade.
Porém, com o passar dos anos, o Firefox foi se tornando cada vez mais prático. Primeiro o seu visual foi melhorando muito, caminhando para um estilo robusto e clássico, enquanto que os outros navegadores caminhavam para um visual mais "clean", "modernoso" e, para mim, sem graça.
Com o levante das guerras ideológicas, a Mozilla, uma empresa sem fins lucrativos, se destaca pela sua idoneidade (ao menos até onde o grande público conhece) e foi recebendo os avanços de diversas empresas diferentes, como o Adblock e o Beeline, além de ter o seu código liberado para a utilização de diferentes desenvolvedores, conquistando possibilidade de utilização de sites que vão além daquilo que é fornecido pelo próprio site.
Um exemplo clássico disso que acabei de falar é o CyTube, um site que permite fazer streaming de vídeos compartilhados com diversas pessoas através de um link que leva a uma sala que seus usuários criam. Há tempos, por motivos banais de direitos autorais, o CyTube prejudicou a todos os seus usuários proibindo o uso de links de vídeos derivados do Google Drive, minando em muito as possibilidade de seus usuários assistirem filmes com seus amigos remotamente. No Firefox, isso é possível com o uso de algumas aplicações que alteram o código do site.
Agora, o mais recente avanço do navegador é o recurso picture-in-picture, que cria uma pequena janela com o vídeo no canto da sua tela e você pode ficar fazendo o que quiser com o computador e, ao mesmo tempo, assistir o vídeo, inclusive, você pode minimizar o navegador e o pequeno pop-up continua funcionando. O recurso funciona não apenas com o Youtube, mas também com filmes da Netflix, Prime Video, Mubi e afins.
Com isso, o único recurso que sinto falta no Firefox é o recurso presente no Google Chrome de pesquisar imagem, que é muito útil para descobrir a origem de pinturas, ilustrações e até mesmo memes. É algo que eu sinto muito falta e é a única coisa que não me permite desinstalar o navegador em meu computador.
Ainda assim, o Firefox continua sendo o melhor navegador da internet e a melhor opção para todos aqueles que prezam por qualidade, praticidade, segurando, privacidade e prazer estético.