sábado, 28 de dezembro de 2019

Melhores da década - 2016

2016

2016 foi o ano do despertar, o ano em que o mundo acabou para muitos ignorantes, mas a democracia começou a se expandir pelo país, iniciando o seu melhor período dentro do país. Infelizmente, os EUA era um campo de guerra e o mundo aguardou ansioso a histeria coletiva em torno das eleições terminar.

103918

No filmes, tivemos o lançamento de The Love Witch, um filme que surpreende pelo seu sutil feminismo, senso de humor apurado e produção para lá de competente. Ainda nos EUA, tivemos o lançamento de Silêncio, um clássico de Martin Scorsese sobre o glorioso trabalho dos jesuítas no Japão, enfrentando problemas naturais e perseguição do governo, mas sem nunca perder a fé na Igreja. Até o Último Homem foi o filme que mais chamou a atenção na premiação do Oscar e merecia ganhar tudo e mais um pouco de prêmios.

Koe-no-Katachi-poster-film

Já no mundo das animações, a excelente animação sem falas A Tartaruga Vermelha foi lançada para mostrar que uma animação 2D não só pode ser melhor que uma animação 3D, como muitas vezes é. E lá do Japão, tivemos ainda o lançamento de Koe no Katachi, o melhor filme de animação da década.

O mundo dos documentários foi abalado com o lançamento de The Red Pill, o documentário mais importante da década sobre os movimentos masculinistas dos EUA.

E os animes foram bem representados com o lançamento de Boku Dake ga Inai Machi, uma série bem legal, que pode ter decepcionado alguns, mas é excelente.

BadBadNotGood lançou o seu excelente quarto álbum, IV, mesclando jazz com hip hop e ainda explorando um lado mais pop. Americ anFootball retornou lançando seu segundo álbum Americ anFootball (LP2) e no mesmo campo Modern Baseball lançou Holy Ghost, seu último CD e um clássico imediato. E ainda dentro desse ciclo, Joyce Manor lançou Cody.

81ozrxuwtgl._sy355_

Nonagon Infinity do King Gizzard & The Lizard Wizard foi uma bomba dentro do mundo da música, um álbum que não termina e lançou a bando ao estrelato mundial musical. Aproveitando o sucesso, lançaram ainda o Flying Microtonal Banana, um álbum conceitual que explora um rock com tons não-convencionais.

Na calada da noite, Frank Ocean lançou dois álbuns, mas apenas um sobreviveu, Blonde, um álbum pop com mistura de R&B, suave e muito criativo. Dando novo fôlego ao black metal, Alcest lançou o seu excelente Kodama e por fim o Touché Amoré lançou o seu incrível e um dos mais incríveis álbuns da história, Stage Four, um post-hardcore muito sensível e melódico, mas sem perder a essência da agressividade e velocidade.

Pokemon-Uranium-PC

O mundo dos games também viu uma verdadeira renascença com o lançamento de Pokémon Go, que moveu muitas pessoas pelo mundo todo (ainda que só por alguns meses). Pocket Mortys foi outro lançamento que agitou os celulares de todas as pessoas descoladas do ano de 2016 e, por fim, tivemos o lançamento de Pokémon Uranium, um projeto feito de fãs para fãs, que até pouco tempo atrás não tinha sido atingido pelos advogados da Nintendo, mas ainda hoje é encontrado na internet, se você procurar.

2016 foi um ano que não teve muitos destaques para nós, mas ainda assim teve clássicos absolutos sendo lançados.