terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Dica teórica: "A Técnica e o Riso" (1967)

images

Após uma breve discussão sobre constituição com minha amada lembrei-me de Roberto Campos e suas críticas mordazes à CF de 88. Como estou sem dinheiro para fazer compras decidi procurar na biblioteca da faculdade sua coleção de ensaios contra a constituição e não o encontrei. No entanto, achei esse raro volume que me surpreendeu muito.

A Técnica e o Riso é um livro que reúne artigos de Roberto Campos unidos em torno do tema do humor. Aqui conhecemos os textos mais criativos, bem-humorados e divertidos do economista e diplomata que resolveu se enveredar pelo campo da política. São textos publicados em jornais e revistas, portanto descarregados da carga de formalidade exigida pelo meio acadêmico.

No entanto, são textos técnicos. Todos eles falam de economia, alguns até utilizam o linguajar típico de economistas, distante da realidade comum do brasileiro médio. É possível ver, de forma clara, a posição liberal de Roberto Campos, sempre antagônica num Brasil que insiste em contrariar a razão e a praticidade para adotar posições ideológicas extremistas.

Campos, apesar de ser hoje detonado pela esquerda, na época em que esse livro foi publicado, era considerado um esquerdista, por defender a privatização dos "bens nacionais", se posicionar contra o nacionalismo dos militares e se defensor ferrenho da democracia. Atacado por ambos os lados, Campos se encontrava numa posição antagônica para onde quer que fosse e a saída foi encontrada na ironia.

Como já dizia DFW, a ironia é a arma que o pássaro engaiolado usa para denunciar a gaiola. No entanto, ele nunca sai dela. Os textos são engraçados e bem-humorados, mas conforme você avança em suas páginas, descobre um Roberto Campos esperançoso com as possibilidades que se abriam para o Brasil e compara com o que temos hoje, a leitura se torna meio deprimente.

Campos não passou de um brasileirinho como todos nós, que usou o humor para escapar das maledicências da vida.