quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Dica aplicativística:Beeline Reader

images

Sabe esses aplicativos que você usa tanto que só nota a existência deles quando eles não estão mais presentes? Pois é... Beeline Reader é um desses pra mim.

Deveria ter feito essa dica há anos, mas só essa semana, quando tive que desinstalar meu navegador e reinstalá-lo é que fui notar a falta que me faz o Beeline reader. Pra explicar o que isso é serei breve: basicamente é uma extensão para navegadores e também para programas de pdf que permite que a você colorir o texto que você está lendo, de forma que você leia-o mais rápido.

Então agora vem a explicação mais complicada: o Beeline pinta o texto que você está lendo de forma a dar mais informações para o cérebro, aumentando a sua concentração no texto e elaborando transições de cores (sempre num esquema triplo, no meu caso uso as cores azul, vermelho e preto), que ajudam a acelerar a leitura, auxiliando o seu olho a encontrar uma conexão entre uma linha e outra.

A ciência por trás disso não foi testada independentemente, ou seja, contamos apenas com a opinião de seus criadores. No entanto, sendo eles inspirados por pesquisas psicológicas e com conhecimento no efeito Stroop, é de se confiar.

Ao menos para mim, funciona muito bem.

E você, vai querer ler melhor e mais rápido ou vai continuar sendo um pangão? É cinco estrelas.