segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

30 dias de cinema Anti-Cult - Dia 1: Besteirol Favorito

49998249_814197345589601_8626469301806694400_n

A partir de hoje O Sommelier de Tudo irá aderir ao desafio da melhor página do Facebook; Não Sou Obrigado a Ser Cult e, todos os dias, um novo post irá figurar aqui no blog pela parte da manhã debatendo o tema do dia.

513310

Hoje começamos pelo "besteirol"... Ah, o besteirol! Quem nunca se divertiu com um bom besteirol na adolescência? Com os amigos, dando risada e sozinho, esperando o momento em que um belo par de seios pipoquem na tela pra você poder homenagear mais tarde?

Quem nunca?

Há quem diga que o besteirol é um gênero baixo de comédia, pois alia humor chulo com um conteúdo altamente sexual. Eu até concordo, mas acredito que podemos fazer um bom uso do besteirol.

268x0w

Afinal, muitas vezes em nossas vidas levamos o sexo a sério demais. Queremos agradar o parceiro, queremos ser agradados, nos esforçamos e tentamos deixar tudo perfeito, quando deveríamos simplesmente relaxar. E se há algo que os besteirols nos ensinam é isso: relaxar...

Do clássico American Pie até o besteirol Sandleriano Tá rindo do quê?, a lição que sobra é a de que a vida é curta demais para se levar a sério e o sexo não é exceção a regra, muito pelo contrário! O sexo é a última coisa que você deveria levar a sério.

É inegável, American Pie é o clássico do gênero, praticamente o fundador. Influenciando até mesmo as estratégias de marketing adotadas por outros filmes como Aprovados, A Fraternidade, Colegiais em Apuros e a série O Dono da Festa.

220px-Eurotrip_movie

Mas sendo um gênero tão sincero, que provoca um senso de pertencimento e identificação nos espectadores, o besteirol soube se reinventar e outras grandes pérolas foram produzidas, como Caindo na Estrada, que criou a variação do besteirol que se passa numa viagem. Esse subgênero, ainda gerou clássicos como Eurotrip, esse é um dos meus favoritos.

E em anos mais recentes, variações mais ousadas surgiram, expandindo os limites estéticos e narrativos do gênero, como Superbad e Projeto X.

No entanto, o que sempre mandou no besteirol foi a sua sinceridade. O último filme da série American Pie é um retorno à velha fórmula, que nem tem tanto besteirol assim, mas revela toda a sinceridade de sua produção. São filmes que falam de crescimento, escolhas de vida e, principalmente, da amizade. É por essas e outras, que meu besteirol favorito é Um Show de Vizinha.

383855

O filme conta a história de Matthew, um jovem estudante que tem uma vizinha muito gostosa e pela qual ele se apaixona. No entanto, o moleque descobre que ela foi atriz pornô e a partir daí seus amigos começam a encher o saco dele pra transar logo com ela. Danielle, a vizinha, descobre um dia que Matthew descobriu que ela era atriz pornô e ela acha que tudo que ele queria era sexo, abandonando ele. Porém, Matthew está apaixonado de verdade e resolve fazer de tudo pra conseguir o amor de Danielle novamente.

O filme é um besteirol completo, mas seu final é singelo, terminando num belíssimo monólogo sobre a amizade e a importância da honestidade nos relacionamentos. É um filme, que apesar do conteúdo, indicaria até para os meus filhos (quando mais velhos), pois tem uma mensagem bonita.

Esse foi o primeiro post do desafio. Tentarei fazer outros posts no mesmo estilo, mas não sei se conseguirei. Espero que sim.

Até mais, queridos.