Dica quadrinística: “Superman: As quatro estações” (2003)
Levou tempo, mas a Panini finalmente relançou essa magnífica mini-série do Superman e eu levei ainda mais tempo pra escrever essa dica e nem vou comentar sobre o tempo pra publicar isso (algo bom nisso é que tem posts pra muito tempo no blog!).
A HQ conta a história de Superman, dos seus últimos dias no Ensino Médio até os seus dias de ouro como Superman em Metrópoles, focando em 4 diferentes momentos de sua vida, em 4 estações do ano diferentes. De verão a verão, conhecemos as consequências de se ser Superman na vida das pessoas comuns ao lado dele.
Focando não apenas no Superman, mas, principalmente, nas pessoas que vivem à volta dele, a HQ é de uma sensibilidade ímpar, chegando a ser poética, de fato. Passando pelas quatro estações, acaba coincidindo diversos elementos sentimentais associados com as estações do ano, o verão é alegre e decidido, época de renovação e o inverno é a época mais escura e deprimente.
Esse foco nas relações pessoais não é algo inédito, é, na verdade, algo que foi usado e abusado e continua sendo usado e abusado, como resultado de uma certa necessidade do mercado de se contar histórias novas do Superman, já que as velhas já não satisfazem mais. As velhas histórias, em que o Superman salva o dia e resolve tudo facilmente, pois é o maior super-heróis de todos cansaram e agora os fãs querem histórias mais profundas. Nos anos 90 chegaram a matar o Superman, agora o foco são seus relacionamentos pessoais. Joseph Loeb foi, talvez, um dos primeiros a focar nesse lado do Superman e, talvez, foi o que melhor fez isso.
Além disso, temos a arte sutil de Tim Sale, que está melhor do que nunca aqui. Ele meio que não respeita todas as proporções, mas seu estilo bem característico encaixa muito bem com a obra e sua intenção de ser sentimental. É um traço leve e bonito com as cores maravilhosas de Bjarne Hansen. Um magistral trabalho em conjunto que gera uma magistral obra do maior super-herói de todos.
Não posso deixar de comentar que essa HQ reforça o melhor casal das histórias do Superman na minha opinião, Clark e Lana Lang (mim julguem!).